Como se proteger do super ataque hacker

0
 

Saiba como se proteger do ataque hacker que está se espalhando pelo mundo, e infectando milhões de computadores.

O mundo foi surpreendido por um poderoso e audacioso ataque hacker, já compreendido como o maior de todos os tempos. Ele atingiu mais de 70 países em todo o planeta. Hospitais, instituições governamentais, bancos, empresas, pessoas comuns, foram vítima desse mega ataque.

A extensa onda de ataques hackers que está se espalhando pelo mundo, teve início a alguns dias, mas foi nesta sexta-feira, 12, o ataque mais violento, que logo se espalhou pelo planeta. Mais de 70 mil máquinas em quase 80 países já foram vítimas do ransomware chamado, entre outros apelidos, de “WannaCry 2.0“.

Mas como se proteger? Primeiramente, atualize o seu Windows. As informações partindo de especialistas em segurança eletrônica, indicam que o ransomware está explorando uma falha de uma versão desatualizada do sistema operacional da Microsoft, usuários Linux não pegam.

Segundo a Kaspersky, a falha, chamada “EternalBlue”, chegou ao conhecimento público pelo grupo de hackers Shadow Brokers, que vazaram, em abril, uma série de documentos sigilosos da Agência Nacional de Segurança dos EUA, a NSA, eles não brincam no “serviço”. Ou seja, o governo norte-americano já sabia da falha e não contou para a Microsoft, que só ficou sabendo quando os hackers vazaram a informação em abril. A empresa então lançou uma atualização para o Windows que corrigia a brecha. Mas no entanto, muitas pessoas e empresas, por falta de conhecimento ou de atenção, não atualizaram seus PCs. Por isso, tantas máquinas estão sendo vítimas do WannaCry nesta sexta. Neste caso, se você ainda não atualizou sua máquina neste período, faça o quanto antes, e se previne de mais essa praga virtual.

Para atualizar, você precisa baixar a atualização registrada como MS17-010, lançada em 14 de março  de 2017. O Update vale para todas as versões do Windows a partir da era Vista, incluindo Windows 7, Windows 8 e, é claro, o Windows 10. A correção resolve uma vulnerabilidade no protocolo de transferência de arquivos do sistema, o SMB. Com isto, você vai ficar protegido desse super ataque hacker.

Clia aqui nesta págia, para você encontrar o link para download, diretamente do site da Microsoft, dos pacotes de atualização para cada versão do sistema operacional. Você precisa saber no entanto, se o seu PC roda em um processador de 32 ou de 64 bits – para isso, clique com o botão direito em “Meu computador“, na pasta de arquivos da sua máquina, e depois em “Propriedades“, na janela que abrir, vai mostrar as informações que precisa saber sobre o processador do PC.

Atenção: se você estiver no Windows 7 e tem um processador de 32 bits, baixe o arquivo identificado como “Windows 7 Service Pack 1 para sistemas de 32 bits (4012212) – Apenas segurança”. Se estiver no Windows 10, procure por um link com o mesmo nome, mas identificando o Windows 10 e o número, 32 ou 64, do processador do seu PC.

Se você tem o Windows 10 e quer saber se seu sistema está 100% atualizado, vá até as configurações do PC (aquele ícone de uma engrenagem no menu Iniciar) e clique em “Sistema”. Na barra à esquerda, clique em “Sobre”. Procure pela versão do seu sistema. Se for a 1703, então você está seguro.

Fonte: Olhar Digital

Share.

About Author

Deixe uma resposta