Marketing Viral: Milhares de visitas em poucos dias

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Nesta matéria abordaremos as principais técnicas de Marketing Viral para você conseguir publicar um post super viral.

Você que é blogueiro ou pretende criar um blog e se tornar um publicador de notícias, sendo jornalista por profissão ou por hobby, que tem algo específico, interessante e pretende repassar para um publico de leitores, já deve ter ouvido falar do tal de Marketing Viral. Hoje iremos falar sobre este assunto, e abordar diversos termos, desde o significado do nome, ao seu uso, e porque ele é fundamental para um blog ter sucesso e gerar um grande fluxo de visitas.

A primeira coisa que você precisa saber é, o que é o Marketing Viral, depois quais ferramentas usar, como usar e enfim aplicar em seu blog/site.

Marketing viral (publicidade viral): é a técnica de marketing que tenta explorar redes sociais para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares à extensão de uma epidemia. Em outras palavras, espalhar sua marca para um grande público nas redes sociais.

Quais as ferramentas é preciso usar para propagar o meu negócio na internet?

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Umas das coisas que você tem que levar em consideração quando for reproduzir ou fazer Marketing Viral, é o que vai publicar, e qual o público desejado. Pois não adianta nada, você fazer um belo de um bolo, se não ter alguém específico para comer, no mínimo vai conseguir uma bandeja cheia de mofo alguns dias depois. Um blog é da mesma forma, você precisa de um público específico, alguém interessado no que você vai publicar. E é aí, que entra a nossa primeira ferramenta, o Social Media.

Especificamente, isso, são ferramentas que permitem as pessoas a criar, compartilhar informações ou troca de ideias, imagens e vídeos, ou seja, as famosas redes sociais. Você já deve ter percebido que no Facebook, existem milhares ou milhões de páginas, que compartilham determinados tipos de conteúdo, sejam vídeos, imagens, mensagens, notícias etc. Cada uma dessas páginas, tem um assunto específico. O Face Brasil, por exemplo, publica algo relacionado à políticas, já o Bem Humorado, como o próprio nome diz, publica sobre humor. Ou seja, eles tem um público específico para suas publicações. No blog, você precisa focar nisso, a quem você vai escrever as suas matérias. Tendo encontrado o objetivo, através das mídias sociais, vamos passar para a matéria a ser publicada.

Obrigar o leitor a gostar da minha matéria

O termo acima é meio pesado, mas é exatamente isto, que faz com que o internauta compartilha um post, ele precisa gostar do que foi publicado, e assim poder repassar a matéria para seus amigos, ou simplesmente compartilhar em seu perfil, em alguma rede social.

Mas como faço o leitor gostar da minha matéria?

Esta sem dúvida é, uma das perguntas que fazem o blogueiro desistir do seu negócio, nem sempre o leitor vai compartilhar ou gostar do que você vai publicar, e isso é realmente frustrante, você se dedica horas e horas planejando e digitando um texto, e ele pode simplesmente ser esquecido, como num passe de mágica. Mas, se você tem um grupo específico de leitores, certamente, você vai desenvolver um texto ou matéria, de acordo com a exigência ou gosto do leitor.

Nossa dica: escreva essencialmente o que o leitor está buscando, você consegue isso, através de perguntas na sua página ou perfil, nas redes sociais. Crie uma enquete semanal ou mensal, questionando seus leitores ou seguidores, o que eles gostariam de ler em seu blog. Sabendo o gosto dos seguidores nas redes sociais, você vai ter uma boa ideia do que vai publicar, e certamente esses seguidores se tornarão seus fieis leitores. Você precisa ficar atento na digitação (é lógico), isso é primordial, um texto bem digitado, é um texto gostoso de ler. Em nossa matéria de SEO, que publicaremos em uma nova oportunidade, mostraremos quais as especificações para publicar uma matéria com todas as recomendações dos buscadores.

Já sabe o gosto do leitor, e já fez a matéria, vamos espalhar ela por aí?

Até aqui você já tem informações suficiente para publicar em seu blog, agora vamos buscar métodos de espalhar o conteúdo rapidamente. Ou seja, torna-lo viral.

Social Marketing: nada mais é, que divulgar o seu negócio (post/matéria) nas mídias sociais. No Facebook, por exemplo, você pode publicar tanto no seu perfil, quanto nas páginas que você administra, alem de grupos que você participa. Tem também uma ferramenta de publicidade (Facebook Campanha), onde você cria uma campanha (pago) na rede social, estipula o preço e o público a ser atingido, e publica. Em poucos minutos, você verá o resultado em seu blog.

Video Marketing: O poder do Youtube ou Vimeo, você já deve ter visto falar. Sem dúvida, esse é um dos melhores métodos para propagar matérias na rede. Consiste em criar ou pegar algum vídeo legal (legal mesmo), e publicar nesses sites de vídeos, e lógico colocar o link de sua matéria na descrição, se o vídeo tiver uma boa aceitação do público, logo se tornará viral, e certamente, você vai conseguir várias clicadas no link. Além disso, no Youtube, tem as opções de chamadas no vídeo, coloca uma chamada para seu blog, as visitas serão bem consistentes, você também pode ainda,criar um vídeo falando sobre seu post, o que você pública e convida os usuários para visitar seu blog, enfim, é uma verdadeira máquina de gerar visitas.

Drip Campaigns: talvez você não tenha visto falar ainda desse método, eu até outro dia também não conhecia. Mas, essa é uma ferramenta poderosa, quem o pratica dificilmente vai querer ensinar essa mágica. Pois, o mundo dos blogueiros se tornou também um negócio comercial, e obter o máximo de leitores, é o objetivo dos grandes blogueiros brasileiros. Em outras palavras, eles não querem concorrentes, e é por isso, que você não anda vendo por aí, algum blogueiro falar sobre o DRIP CAMPAING (Campanhas de Gotejamento), ou pingar seus posts em diversos sites criados especificamente para viralizar matérias. O site Pardot (inglês), fez um infográfico, explicando como você pode criar campanhas poderosas de post e compartilhar com milhares de sites e jornais com centenas de milhares de leitores (vejas aqui). Em um post futuro, nos dedicaremos alguns minutos no Drip Campaing, e traremos todas os métodos usados nessa ferramenta, que pode tornar seu blog uma poderoso site para seus leitores, um poderosa ferramenta geradora de renda para você.

Email Campaigns ou Email marketing Campaign: Em nosso bom português, isso é fazer campanha por emails. Uma boa alternativa é o plugin MAILCHIMP (o mais recomendado), ele envia email em massa, para milhares de leitores que já estiverem inscrito ou assinado o seu blog, ou por uma lista específica. O recomendado é que você também instale um plugin de assinaturas, deixando disponível a opção de assinantes no blog, depois é só enviar suas matérias para esses assinantes. Só tenha cuidado, para não praticar SPAM. Os leitores estão atentos quanto a isso, spam gera perda de usuários, use com moderação.

Grupos do WhatsApp: quem pensa que o mensageiro é só para bater papo e fofocas,está redondamente enganado. Pois ele pode ser um forte aliado para divulgar o seu negócio. Sem publicar o spam, bastando colocar uma imagem e depois o link da matéria nos grupos de amigos, você pode convida-los a partir dali, para ler seus artigos, no mínimo eles vão perguntar do quê se trata, e é aí que entra a sua lábia para convencê-los a clicar no link, muito simples, e bastante eficiente.

Por enquanto é isso, nesta matéria abordamos diversos métodos para fazer uma Viral Campaign, ou matéria viral para o seu blog. O segredo está em conhecer o seu público, criar um conteúdo legal e usar as ferramentas corretas para propagar essa matéria. Tendo isto em mãos, tenho certeza que você irá conseguir em poucos dias, obter milhares de visitas. Só não esqueça de uma coisa, é de batalhas que se vive a vida, e o mundo dos blogueiros também exige dedicação e muito esforço.

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