O Android 8 : Finalmente chegou

0
 

Ao ser lançado nesta segunda (21) diretamente de Nova York, a chegada do Android 8 irá trazer diversas grandes novidades para os fãs do robozinho da Google.

Há fortes indícios de que a versão 8.0 do sistema se chamará Oreo ou Android 8, devido a coincidência ou não da data de lançamento ser o mesmo dia do esperado eclipse que irá cobrir todo o território dos Estados Unidos, na página oficial de lançamento, trás diversos artigos sofre o fenômeno da natureza, o que fez internautas e até especialista suspeitarem do escolha do nome . No início desta sexta-feira (18), o perfil oficial da companhia postou um vídeo no Google+ com nome de “GoogleOreo_Teaser”. Depois, a postagem foi substituída por um arquivo chamado “Octopus Teaser”, o que aparenta ser uma manobra para despistar os rumores. Deixando fofocas de lado, vamos às novidades!

Otimização de bateria no Android 8

O aparelho  vem com uma otimização de bateria e navegação. Para economizar energia, o Android 8 permitirá que o usuário controle o funcionamento de aplicativos em segundo plano, limitando os recursos de apps com alto consumo.

A empresa também incentivou os desenvolvedores a aprimorarem seus programas, de maneira que gastem menos bateria. Um exemplo de vilão que drena a bateria de celulares, é o aplicativo do Facebook.

Velocidade

Segundo  a gerente de produto do Android, a inicialização do próximo sistema será duas vezes mais rápida do que no Android 7. O recurso para economia de bateria também tende a melhorar o desempenho, já que os aplicativos gastarão menos recursos. Para quem se decepcionou com a velocidade do Andoid 7, esta é uma ótima novidade.

Visual

A interface não sofrerá grandes mudanças, mas a navegação será melhorada. Terá a capacidade de agrupar notificações de acordo com temas, o que deixará a cortina do sistema mais limpa e agradável. Dessa forma, alertas de mensageiros distintos, como Messenger e WhatsApp etc, poderão ser exibidos em um só grupo.

Personalizar Ícones no Android

O Android 8 permitirá que o usuário personalize ícones de forma nativa, o que até então só era possível com auxílio de apps de terceiros, agora vai ficar mais intuitivo e eficiente. Também será a possível alterar atalhos da tela de bloqueio, algo já visto na Touchwiz da Samsung.

Recursos

O sistema trará um novo modo Picture In Picture (PiP), que já fazia parte do Android TV e de dispositivos com as modificações da Samsung. O recurso inaugura a capacidade de executar aplicativos e vídeos numa miniatura flutuante na tela, permitindo que o usuário veja um conteúdo do YouTube enquanto conversa pelo Messenger, por exemplo.

Outra novidade está no Autofill, um recurso de preenchimento rápido de formulários e senhas. Além disso, o suposto Oreo irá selecionar automaticamente endereços e números de telefone, dispensando o toque longo para copiar e colar.

Google Assistente no Android 8

Android 8

A nova geração do sistema já vem com a Google Assistente, a versão aprimorada do Google Now. Porém, é importante ressaltar que ela não é exclusividade do Android O: a assistente de voz já começou a ser liberada e funciona também em aparelhos com Android 6 e Android 7 compatíveis.

Estas são as principais novidades, depois do lançamento oficial, detalharemos todos as novidades, com testes e tutoriais para nossos leitores.

Share.

About Author

Deixe uma resposta